Provavelmente você já ouviu algum amigo que estudou francês reclamar da conjugação verbal, não? Ou dizer que a gramática francesa é cheia de exceções. Parece que a Nazaré naquele meme só pode estar se perguntando para quê tanta letra se a gente nunca pronuncia? Calma! Os verbos franceses só têm fama de maus e com essa regrinha muito simples você já pode conjugar 90% deles no presente.
Como isso é possível? Como em português, o francês também tem três grupos de conjugação. Mais de 4.000 verbos correspondem ao primeiro e isso significa que entendendo esse grupo você já pode conjugar 90% dos verbos franceses. Então vamos lá?
Primeira coisa: como identificar esses verbos?
Podemos identificá-los pela terminação em er. Por exemplo, parler, chanter, aimer…
Única exceção: o verbo aller, que significa “ir”.
Agora sim, vamos ao que interessa! Para conjugar os verbos do primeiro grupo, basta retirar a terminação er do infinitivo e substituí-lo pelas terminações de cada pronome sujeito: e, es, e, ons, ez, ent.
Exemplo: marcher (andar). Retirando-se a terminação er, temos o radical march. Então…
Pronúncia: as terminações e, es, ent são completamente mudas – não são pronunciadas. Ou seja, as conjugações de je, tu, il, elle, on, ils, elles são idênticas! Oralmente só dizemos “march”. E como sabemos se a pessoa está dizendo il marche ou ils marchent (singular ou plural)? Isso o contexto nos dirá.
Já quanto aos nous e vous, dizemos “nu marchon” [numar’ʃõ] e “vu marchê” [vumar’ʃe].
Atenção para a pronúncia do verbo étudier. Como dissemos, o e das terminações é quase sempre mudo, então a pronúncia deste verbo para na letra i: j’étudie se diz “jê-tü-dí” [ʒety’di].
Vamos fazer um exercício para ver se ficou claro? Conjugue os verbos abaixo:
Elles (chanter) cette chanson.
Nous (danser) du swing.
Tu (aimer) le chocolat ?
Vous (parler) français ?
En Belgique, on (parler) français.
Respostas: chantent, dansons, aimes, parlez, parle
Até aqui, você já consegue se comunicar muito bem em francês utilizando o presente. Mas se quiser se aprofundar em alguns detalhes, vamos em frente!
Se você seguiu a regra ensinada até aqui, você chegou às seguintes conjugações:
O problema é que “commencons” e “voyagons” não expressam a pronúncia adequada desses verbos. Então no caso dos verbos em cer, usaremos a cedilha. Já nos verbos em ger, manteremos a vogal “e” antes da terminação.
Nesse caso, o y se torna i antes de um e mudo.
Nesse caso, para os mesmos pronomes sujeito de sempre (os que têm e mudo na terminação), o som ê do verbo se torna um é, mais aberto. Esse é aberto é indicado em francês pelo acento grave: è.
No caso dos verbos jeter e s’appeler, ao invés de marcar o som aberto pelo acento grave, o fazemos dobrando a consoante seguinte.
Se você chegou até aqui, você merece duas dicas que vão descomplicar de vez os verbos no presente:
Dica #1: escolha um verbo fácil e frequente para aprender a conjugar. Esse verbo servirá de modelo sempre que você estiver com dúvidas sobre como conjugar outro do mesmo grupo. Que tal o verbo aimer ?
Dica #2: guarde este mémo para consultar quando estiver fazendo exercícios, escrevendo ou simplesmente quiser tirar alguma dúvida de maneira rápida.
Entre para nossa lista de e-mail e receba os melhores conteúdos de francês da Internet.
Este acesso é exclusivo para os alunos matriculados nessa turma do En France. Se ao tentar logar na plataforma for apresentado o erro: Você não tem permissão para acessar essa Área de Membros! volte para a área do aluno e selecione outra opção. Qualquer dúvida, envie um e-mail para suporte@osfrancesestomambanho.com.br com seu nome e e-mail que nosso time de suporte estará apto para ajudar.